(31) 3688.1750 (Lagoa Santa) | (35) 3826-0922 (Lavras)

COMO USAR UMA SERRA TICO TICO

A serra tico-tico é uma ferramenta elétrica útil para cortar formas em uma variedade de materiais. Este artigo irá ajudá-lo a escolher a serra e a lâmina mais adequadas para o seu projeto, e a usá-las de maneira mais segura e eficaz.


1


1) Escolha uma serra tico-tico adequada para o seu projeto. Existem várias características diferentes que você deve conhecer, pois nem todas as serras são criadas da mesma forma.


Fonte de energia. As serras tico-tico que funcionam à base de bateria são mais portáteis do que as que têm fios, no entanto elas também são mais pesadas e provavelmente o motor não cumprirá os requisitos para o corte de materiais pesados.


As serras com rolamento têm uma maçaneta na parte superior que permite que a lâmina gire sem ter mexer todo o conjunto da serra junto, o que a torna mais útil para o trabalho em áreas apertadas.


As serras de movimento orbital na verdade podem enfiar a lâmina enquanto se move na sua sequência normal para cima e para baixo, aumentando bastante sua velocidade de corte.


O controle da velocidade pode ser importante no seu trabalho, e as serras tico-tico podem possuir velocidades múltiplas, velocidades variáveis, e função de velocidade única. As serras com velocidades variáveis são melhores para cortar materiais diferentes, em particular metal e plástico, onde uma velocidade menor aumentará a vida útil da lâmina e onde velocidades baixas evitarão derreter o material em vez de cortá-lo, respectivamente.


Os mecanismos de travamento da lâmina podem utilizar tanto um mecanismo rápido, do tipo sem ferramenta, um parafuso específico ou máquina com sistema de parafusos. Por motivos óbvios, as lâminas de mecanismo rápido são especialmente úteis para fazer diferentes tipos de cortes com frequência.


Embutir luzes e ventoinhas para a remoção de poeira também é uma ideia útil para cortar com precisão quando as marcações forem difíceis de enxergar.


A amperagem deve ser considerada ao planejar cortar um material mais grosso ou mais resistente, como madeira dura e grossa. Uma serra com uma potência baixa (4 ampères ou menos) não fará o trabalho de uma serra de “trabalho pesado”, com uma potência de 8 ou 9 ampères.


As serras tico-tico com base de giro permitem que você faça cortes em ângulos variados até 45 graus, dependendo do comprimento da lâmina e da espessura do material que você está cortando.


2) Escolha a lâmina correta para o material que você irá cortar.


A largura da lâmina é importante também. Para girar em cantos apertados, é melhor usar uma lâmina estreita e de “rolagem”; já para cortar linhas razoavelmente retas, especialmente em materiais espessos, uma lâmina mais larga funcionará bem.


Certifique-se de usar a lâmina correta para sua serra, pois as lâminas “sem ferramenta” não irão caber em uma serra com sistema de parafusos, nem a lâmina com parafuso embutido irá caber na serra sem ferramenta.


3


3) Prepare a peça para o corte. Depois de ter escolhido a combinação de lâmina/serra que será utilizada no seu projeto, você precisará preparar o material a ser cortado.


4


4) Meça e marque a linha de corte de acordo com seu projeto. Usar a pia verdadeira para marcar uma linha de corte é a melhor opção ao fazer recortes em balcões com este formato. Para outras formas ou projetos especiais, criar um modelo de recorte feito com papel ou cartolina tornará o processo mais fácil e mais preciso.


5


5) Coloque o material que será cortado sobre cavaletes ou bancada, ou grampeie-o em um torno, dependendo do que for mais adequado para o seu propósito. Na maioria dos casos, grampear ou prender o material utilizado com grampos ou amarras pode facilitar o trabalho com a serra tico-tico. Ter as duas mãos livres para guiar a serra é muito importante, principalmente para trabalhos de precisão.


6


6) Certifique-se de ter luz suficiente para enxergar as suas marcas de corte com facilidade. Se você olha por baixo do corpo da serra tico-tico conforme corta, isso quer dizer que você provavelmente está trabalhando em uma área obscura.


7


7) Coloque a lâmina próxima à borda do material no local onde você quer começar a cortar. Para fazer cortes de rebarba ou recortes internos, pule para estes passos. Comece seu corte apertando lentamente o gatilho da serra, e quando ela estiver funcionando com a velocidade desejada, empurre-a para frente e para dentro do material que está sendo cortado.


8


8) Guia a serra ao longo do caminho torcendo a parte de trás na direção oposta à qual você quer que a lâmina vá, mantendo-a alinhada com a marca de corte. Se a serra começar a “carregar”, ou parecer que está fazendo esforço, reduza a velocidade. Tentar fazer o corte muito rápido irá superaquecer a lâmina e até mesmo o motor, além de lascar o material que você está cortando.


9


9) Pare a serra caso poeira ou restos se acumulem e cubram a linha de corte, ou se estes resíduos interfiram no andamento da serra. No caso de materiais finalizados, o acúmulo de poeira debaixo da serra pode danificar a superfície, e por isso pode ser necessário soprar os restos expelidos pela lâmina durante o corte. Reinicie a serra após limpar a linha de corte, trazendo-a ligeiramente para trás. Nunca ligue a serra enquanto a lâmina estiver presa no material que você está cortando.


10


10) Complete o corte, continuando através do material, e tomando cuidado para suportar qualquer pedaço solto até que o corte esteja terminado e a lâmina livre. Deixar que o material caia ou dobre antes de terminar o corte fará com que a lâmina incline, o que pode resultar em cortes lascados próximo ao final.


11


11) Use uma lixa ou plano para finalizar as bordas que estiverem lascadas ou ásperas por causa do processo de corte.


DICAS
Use uma lâmina adequada para o material que você está cortando. As lâminas da serra tico-tico são vendidas em pacotes onde está marcado o tipo de material recomendado para o corte, como “corte em madeira” ou “metais não ferrosos”, ou “metais ferrosos”. As lâminas especiais com bordas diamantadas podem cortar até cerâmica.
Ao fazer um buraco em um pedaço de material, será necessário passar a lâmina através dele, no local onde você começará o corte. Normalmente, isto pode ser feito perfurando o material com uma broca um pouco mais larga do que a lâmina. Apenas guie a lâmina na direção na linha de corte, interceptando-a e seguindo-a ao redor do corte.
Para fazer quinas ou curvas fechadas demais para girar a lâmina, retroceder e recomeçar o seu corte várias vezes próximo ao canto cria um “corte” maior que possibilita o giro.


AVISOS


Uma lâmina de corte descendente sempre deve ser usada sobre uma bancada laminada.
As lascas não são incomuns em serras tico-tico, uma vez que elas cortam em movimento ascendente. Se possível, use uma lâmina de corte descendente onde for necessário um corte liso.
As lâminas das serras tico-tico ficam expostas de alguma forma quando estão em uso, por isso mantenha os dedos longe do caminho ao cortar.


MATERIAIS NECESSÁRIOS


Serra tico-tico com lâminas apropriadas
Fonte de energia, seja por bateria ou fios elétricos
Material para cortar
Equipamento de segurança, é recomendado usar óculos de proteção

FONTE: Wikihow

A Locamonte é uma loja de equipamentos especializada em construção civil. Clique aqui e conheça nossos modelos de Serra Tico Tico para a sua obra.

No Comments Yet.

Deixe seu comentário